Já passaram por aqui!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

OS ATRIBUTOS DE DEUS - PARTE 03


A SOBERANIA DE DEUS 

O termo hebraico que sintetiza o conceito de soberania divina é Yahweh ou Javé, ou ainda YHWH, que significa “O Senhor”, este o pronome mais freqüente em todo o Antigo Testamento nas passagens referentes a Deus. É o nome dito por Deus a Moisés quando da sua aparição na sarça ardente descrita em Êx. 3.13-14. Yahweh significa “EU SOU O QUE SOU”, podendo também ser traduzido como “Eu serei o que serei” ou “Eu fui o que fui”, demonstrando assim a sua auto-existência e imutabilidade. 

Tendo Ele mesmo criado o que hoje existe, é o Senhor de toda existência, governando tudo e todos, sendo sua vontade a causa, razão e finalidade de todas as coisas (Sl. 95.6 “Vinde, adoremos e prostremo-nos, ajoelhemos diante do Senhor que nos criou”). A sua soberania, demonstrada pela Sua Vontade, penetra inclusive a autoridade humana (Dn. 4:25, Pv. 21.1 “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor, este, segundo o seu querer, o inclina”); a salvação do seu povo (Rm. 8.29; Ef. 1.11 “Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho de sua vontade); os sofrimentos de Cristo (Lc. 22.42 “Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua”); o sofrimento dos cristãos (Fp. 1:29, I Pe 3.17); a vida e o destino do homem (At. 18.21; Rm. 15.32); nos pequenos detalhes (Mt. 10.29-30). 

A soberania de Deus também pode ser expressa através de três aspectos: 

a) Sua Onipotência. Deus é capaz de fazer da estéril, mãe de filhos (Gn. 17.15-16). Para Deus não há nada que seja suficientemente difícil ou plenamente impossível (Gn. 18.14; Jr. 32.27). A promessa de Deus em dar filhos a Abraão e Sara e libertar Jerusalém da Babilônia foi cumprida em todos os seus termos. Outras demonstrações de onipotência divinas: Nascimento virginal (Lv. 1:37), Regeneração da humanidade (. Mc. 10.26-27) 

b) Sua Onipresença. “Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?” já dizia o salmista (Sl. 139.7) Deus é Senhor do Espaço. Ele esta em todo lugar presenciando tanto nossa ascensão como a nossa queda (II Sm. 12:11ss – Natã desvenda o pecado de Davi com Bate-Seba). Muito embora seja perturbadora a idéia de que Deus se encontra em todos os lugares, nos observando inclusive os pensamentos, isso também nos dá segurança (Sl. 56.8 “Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?) 

c) Sua Onisciência. Presente em todo lugar, Deus tudo sabe. Não há nada que passe encoberto de suas vistas. Uma vez que Deus passeia pelo passado e pelo futuro, o tempo, desde o início é presente para Ele. O seu julgamento é justo, pois tem conhecimento de todos os fatos e acontecimentos, com fundamento completo para dar o seu veredito (Ap. 20.12). Podem até existir mistérios em relação a Deus, mas nunca erros. Deus tem conhecimento de todas as coisas, enquanto o homem tem conhecimento apenas em parte (I Co. 13.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário